03/04/2012 00h00 - Atualizado em 06/04/2012 18h15

Tapetes de Rua - São João Del Rey MG

Confeccionados com areia, serragem, sementes e pétalas, tapetes de rua retratam a paisagem celeste nos paralelepípedos de São João Del Rei.


Folder Oficial São João Del Rei 2012
Fé, tradição e cultura. Estas três palavras, definidas como slogan pela Irmandade dos Passos em 2011, conceituam, com absoluta precisão, qual é a "santíssima trindade" da Semana Santa de São João del-Rei. Uma celebração fundamentada na religiosidade sincera, que se repete a cada ano seguindo características originais tricentenárias, enriquecidas por manifestações culturais contemporâneas.

Além das comoventes procissões e dos ofícios barrocos com participação da Orquestra Ribeiro Bastos, concerto pelos 110 anos da Banda Theodoro de Faria, recital no órgão colonial de tubos do Museu Regional, lançamento de CD dos Coroinhas entoando cantos gregorianos, exposição de oratórios domésticos dos séculos XVIII e XIX, confecção de tapetes processionais de rua pela ONG Atitude Cultural e muitos eventos artístico-culturais ainda não divulgados.

Tudo isto e muito mais é o que você poderá desfrutar em São João del-Rei no período de 31 de março a 8 de abril deste ano. Uma vasta e rica programação que pode ser resumida em três palavras: fé, tradição e cultura.
http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br


Tapete de Rua no Largo São Francisco
Semana Santa Cultural 2011 . Atitude Cultural . São João del-Rei
Foto Alzira Agostini Haddad


“Vistos assim, do alto, mais parecem o céu no chão ...”

Confeccionados com areia, serragem, sementes e pétalas, tapetes de rua retratam a paisagem celeste nos paralelepípedos de São João Del Rei.

A idéia de recriação nasceu numa Quinta-feira Santa, em 1983 .

Já faz alguns anos que as ruas de São João Del-Rei, durante a Semana Santa, apresentam um novo atrativo que encanta sanjoanenses e turistas: os delicados tapetes decorativos. Especialmente aos sanjoanenses, essa expressão cultural atrai duplamente, pois além de admirá-la, eles podem participar de sua produção e, assim, ser protagonistas de uma ação criativa que demora oito, dez horas para ser realizada, mas é muito efêmera. Em quinze, vinte minutos, o céu no chão se desfaz sob o caminhar de anjos, virgens, virtudes, reis, profetas, heróis, apóstolos, guarda romana – personagens do Velho Testamento que, voltando no tempo, vêm à frente do Senhor Morto na procissão do Enterro de Sexta-Feira da Paixão.

Enfeitar ruas para procissões é tradição em diversos países católicos e forrar as ruas com folhas e flores também é comum em países da Península Ibérica e da América Central. Nas velhas cidades brasileiras, essa manifestação evoluiu para a confeccção de tapetes de areia, flores e serragem, ilustrados com a iconografia de símbolos religiosos. Em São João del Rei, os tapetes são tão criativos, minuciosos e delicados que é impossível não considerá-los sofisticadas obras de arte. Extremamente breves, passageiros, mas obras de arte.
Texto: Antônio Emílio da Costa
Veja mais: http://saojoaodelreitransparente.com.br/works/view/61



Confecção e oficinas vivas de Tapetes de Rua/Flores . Tema Paz
Semana Santa Atitude Cultural 2010 . São João del-Rei
Foto Walquíria Domingues


Tapete de Rua . Semana Santa no Largo São Francisco 2009
São João del-Rei . Minas Gerais . Brasil
Foto João Ramalho


Tapete de Rua . Semana Santa no Largo São Francisco 2008
Tema: Igrejas de São João del-Rei
São João del-Rei . Minas Gerais . Brasil
Foto João Ramalho


2007 - Confecção e Oficina Viva de Tapete de Rua
Foto Alzira Agostini Haddad


2006 - Tapete de Rua
Oficina Artes da Terra e equipe Atitude Cultural
Foto: João Ramalho


2005 - Confecção de Tapetes de Rua
Semana Santa no Largo São Francisco
Arquivo NAC


2004 - Confecção de Tapetes de Rua
Semana Santa no Largo São Francisco
Arquivo NAC


2003 - Confecção de Tapetes de Rua
Semana Santa no Largo São Francisco
Foto Luciano Oliveira


2002 - Confecção de Tapetes de Rua
Semana Santa no Largo São Francisco
Arquivo NAC


Confecção de Tapetes de Rua
Semana Santa no Largo São Francisco 2001 . São João del-Rei
Arquivo NAC


A legislação que atualmente regula os direitos autorais no Brasil é a
lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
Audiovisual para fins pedagógicos, científicos, tem uma
redução da proteção do titular de direito em favor da sociedade que é usuária.
 


Sobre o :

Portal criado em 1999 com o intuito de tornar a Arte mais fácil e prazerosa de se conhecer, para todos os públicos, de todas as idades, através de vídeos, ilustrações e textos.

Pesquisamos em diversas fontes e fazemos um mix das informações, sempre verificando e comparando as mesmas para dar autenticidade ao nosso conteúdo.

Todo o conteúdo aqui encontrado é gratuito e livre para compartilhar de acordo com a especificação de cada autor e obra. A partir de Janeiro de 2011 começamos a contar com a ajuda, através dos conteúdos dos internautas, apaixonados por arte, dos mais diversos cantos do Brasil e do Mundo.

Seus
videos, slides, textos, áudios e tudo mais que vocês, artistas anônimos da web, puderem contribuir, será bem vindo, para este portal abranger cada vez mais estilos e culturas diversas.

Nós estamos aqui dispostos a colocar tudo de forma organizada e bem distribuida dentro do Portal. Contamos com a ajuda de todos neste projeto.

Obrigado por sua visita.
Equipe Portal Compre Arte.

 
Você pode colaborar com este projeto. Contribua com qualquer quantia clicando em um dos botões ao lado:
 
Mapa do Site www.portaldarte.com.br Home

©1999/2011 Portal D'arte. Todos os direitos reservados.